quarta-feira, março 06, 2013

A Cabana - Resenha


            Acabei de ler “A Cabana” de William P Young, e para mim ele foi revelador. Alguns trechos do livro me tocaram profundamente. Muitas vezes acontecem coisas em nossa vida  que nos levam a fazer várias perguntas, tais como: “ Por que isso aconteceu comigo? O que fiz para merecer isto? Onde Deus estava???”. E este livro nos responde todas essas perguntas.

Durante uma viagem em um fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada. Há evidências de que ela foi brutalmente assassinada em uma cabana abandonada. Após quatro anos vivendo uma grande tristeza causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um bilhete estranho, que teria sido escrito por Deus, convidando-o para voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.

Apesar de desconfiado, ele vai ao local do crime em uma tarde de inverno e adentra passo a passo no cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre.



O livro A Cabana levanta um questionamento: se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?



O livro engloba vários questionamentos e em meio a eles, nos mostra que tudo que nos acontece de bom e ruim é necessário, precisamos desses acontecimentos para crescermos, para entendermos a nós mesmos. 



A Cabana nos fala sobre relacionamentos:

" (...) Cada relacionamento entre duas pessoas é único. Por isso você não pode amar duas pessoas da mesma maneira. Simplesmente não é possível. Você ama cada pessoa de modo diferente por ela ser quem ela é e pela especificidade do que ela recebe de você. E quanto mais vocês se conhecem, mais ricas são as cores desse relacionamento."


Nos fala de amor:

“…Não é da natureza do amor forçar um relacionamento, mas é da natureza do amor abrir o caminho…

…Muitos acreditam que é o amor que cresce, mas é o conhecimento que cresce, e o amor simplesmente se expande para contê-lo…”


Nos fala de confiança:

 …"A confiança é fruto de um relacionamento em que você sabe que é amado. Como não sabe que eu o amo, não pode confiar em mim”…


Da confiança que devemos ter para com Deus:  

"Você deve desistir de seu direito de decidir o que é bom ou ruim e escolher viver apenas em mim. É um comprimido difícil de engolir. Para isso você deve me conhecer o bastante, a ponto de confiar em mim e aprender a se entregar à minha bondade inerente”…


Das nossas mentiras internas, desculpas inventadas para nossa suposta proteção:  

…"As mentiras são uma pequena fortaleza onde você pode se sentir seguro e poderoso. Dentro de sua pequena fortaleza de mentiras você tenta governar sua vida e manipular os outros. Mas a fortaleza precisa de muros, por isso você constrói alguns. Os muros são as justificativas para suas mentiras. Você sabe, como se estivesse fazendo isso para proteger alguém que você ama ou para impedir que essa pessoa sinta dor”…


Fala de Perdão:

…"perdoar é entregá-lo a mim e permitir que eu o redima”…

…"perdoar não significa esquecer, significa soltar a garganta da outra pessoa”…


Enfim, achei o livro maravilhoso, principalmente no momento que o li. Algumas pessoas irão discordar disto com certeza, mas o livro não é um roteiro ou mapa de como encontrar Deus, nem uma aula sobre o surgimento do mundo e a complexidade do universo. É uma leitura calma, reflexiva e que em alguns momentos nos faz chorar. Não é um livro para quem não quer ver Deus de uma maneira diferente da habitual. A Cabana é um livro para ser lido com o coração e contemplado com a alma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conquistam só por conquistar. É uma grande constante atual: plantam sentimentos e não permanecem para colher. E nem venha alguém me ...